Código de ética da Associação determina boa conduta de empresas e vendedores
Com a missão de promover e melhorar as atividades do setor, a Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas (#ABEVD) elaborou um Código de #Ética para proteger os direitos e assegurar a satisfação dos consumidores.
O posicionamento ético prevê que o #vendedor direto não deve adotar práticas comerciais enganosas, desleais ou que induzam o consumidor ao erro, ou seja, que ele tem o compromisso de oferecer explicação e demonstração sobre os seus serviços de forma clara.
Dessa forma, os clientes devem ter acesso às informações sobre preço e eventuais condições de crédito, assim como prazo de pagamento, entrega, políticas de devolução e condições de garantia das mercadorias.
O Código de Ética compreende algumas questões fundamentais para a manutenção das atividades das vendas diretas, dentre elas:
Comprovação do pedido
Um comprovante de pedido deve ser entregue ou disponibilizado para o consumidor no momento da venda. No caso de uma venda por correio, telefone ou por meios semelhantes, inclusive eletrônicos, que não incluam a presença do consumidor, o comprovante de pedido deve ser entregue ou disponibilizado para o consumidor no menor tempo possível.
Material informativo
O material informativo não deve conter descrições, informações, fotos ou ilustrações do produto que sejam enganosas ou que induzam o consumidor ao erro. Nessa divulgação também deve conter o nome, o endereço e o número de telefone da empresa, podendo incluir os contatos do vendedor direto.
Entrega
A empresa e o vendedor direto devem atender no prazo previsto aos pedidos formulados pelo consumidor.
Desistência e devolução do produto
Independentemente de exigência legal, a empresa e o vendedor direto devem oferecer condições que permitam ao consumidor, em um prazo especificado e razoável, desistir de seu pedido. Esse prazo deve ser declarado de forma clara e por escrito.
Clique aqui e confira o Código de Ética na íntegra.
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